sábado, 27 de março de 2010

"Vini, Vidi, Vincit"




Ester Alves abre a época em pleno ganhando isolada a primeira prova do Torneo Euskaldun, Balmaseda.

As primeiras três voltas a um circuito de 14,5km (43km) foram feitas a um ritmo vivo, com vários ataques, principalmente por parte das atletas juniores que terminavam a sua prova findas as três voltas. Aí, o pelotão elite saía do circuito, tendo pela frente três contagens de montanha de dificuldade elevada, com meta instalada na cidade de Balmaseda.
Foi logo na primeira contagem de montanha que a Ester, impondo o seu ritmo, deixou para trás as restantes ciclistas.
Enfrentou, então, as restantes contagem de montanha num verdadeiro contra-relógio, chegando à meta isolada com cerca de 50 segundos para a sua colega de equipa (Lucia González), segunda classificada.

Mesmo com todas as dificuldades e obstáculos a Ester consegue iniciar a época da melhor maneira, investindo, assim, na sua credibilidade para com a equipa mas, acima de tudo, investindo em grande na sua própria motivação para o resto da época.

Parabéns Ester!

Luís Bompastor

(http://www.biciciclismo.com/cas/site/feminas.asp)

quinta-feira, 25 de março de 2010

"Semana pré-competição"

A semana que antecede a primeira competição (ou todas!) é sempre de uma dificuldade acrescida.

Ou é o tempo de inverno, que deita a baixo a moral e faz qualquer ciclista pensar que não anda nada porque não passa dos 28 Km/h, ou é uma constipaçãozita, que nos faz dormir mais do que o normal e andar mais "entupidos", ou até um atraso na licença desportiva, que só se resolve um ou dois dias antes da prova. Tudo parece resultar em mais um obstáculo fatal e impossível de resolver.

Felizmente, com um empurrãozinho daqui e daculá, as coisas vão andando para a frente rumo ao dia da prova. E só nesse dia, após o tão aguardado tiro de partida, é que aquela impressão na barriga desaparece e dá lugar ao fruto do todo o sofrimento passado nos treinos.

Assim é hoje e assim será sempre, enquanto o ser humano continuar a ousar enfrentar os seus próprios limites, as suas próprias limitações e as suas próprias fraquezas.

E no dia da corrida..... NÃO HÁ DESCULPAS!

Luís Bompastor

segunda-feira, 22 de março de 2010

TORNEO EUSKALDUN BALMASEDA -27/03/10, Sábado-

É já dia 26 de Março, 6ª-feira, que a Ester parte para Bilbau para correr a primeira corrida do Torneo Euskaldun, em Balmaseda, e a sua primeira corrida da temporada.

A Ester encontrará pela frente 70 Km em terreno acidentado, típico da região, e terá como adversárias as principais atletas de Espanha.
Na época anterior esta corrida foi ganha por Leticia Gil, actual colega de equipa da Ester e esperamos que a Lointek possa bisar agora na época de 2010.

http://www.fvascicli.com/aurten/index.php?opcion=8&idioma=

(Luís Bompastor)

quinta-feira, 11 de março de 2010

Calendário 2010

Bom dia,

Aqui vos deixo o calendário da Ester para esta época.

"CALENDARIO TEMPORADA 2010
(ESTER)


27/03 TORNEO EUSKALDUN BALMASEDA (BILBAO)

18/04 G.P. TXORI ERRI (DERIO – BILBAO) Copa España

08/05 CRI TROFEO RAFEL FABRA (GIRONA) Copa España

09/05 TROFEO RAFEL FABRA (GIRONA) Copa España

15/05 G.P. SAN ISIDRO (MADRID) Copa España

22/05 TORNEO EUSKALDUN SOPELANA (BILBAO)

23/05 TORNEO EUSKALDUN ARRIBE (BILBAO)

08/06 DURANGO DURANGO EMAKUMEEN SARIA (BILBAO)

10-13/06 IURRETA EMAKUMEEN BIRA (BILBAO) ¿?

22-25/07 TOUR LIMOUSIN

07-15/08 ROUTE FRANCE ¿?

14-19/09 GIRO DELLA TOSCANA"

(Logo que possível tentarei coloca-lo no blog de uma forma... visualmente mais agradável e incluirei, também, as provas nacionais.)

Luís Bompastor

domingo, 7 de março de 2010

Competições à porta.


Enquanto aguarda pela confirmação do seu calendário de provas a Ester continua a treinar com a mesma alegria de sempre. (Se bem que agora com um equipamento bem mais bonito :P)

Já tendo em sua posse o calendário geral da equipa a Ester aguarda agora pelo seu calendário e para saber se terá como primeira competição da época a primeira prova do "Torneo Euskaldun" em Balmaseda no dia 27 de Março ou se começará com a primeira prova da Copa do Mundo no dia 28 do mesmo mês, o "Trofeo A. Binda".

Independentemente da prova em que participar a Ester aguarda com muita vontade pela primeira prova ao serviço da sua nova equipa.

Luís Bompastor

quinta-feira, 4 de março de 2010

Constituição Oficial da Equipa Lointek (site: UCI)

Bom dia,

O nome da Ester consta já na lista oficial da equipa Lointek no site da UCI (http://www.uci.ch/templates/BUILTIN-NOFRAMES/Template1/layout.asp?MenuId=MTU4MTU&LangId=1), visitem!

Luís Bompastor

terça-feira, 2 de março de 2010

www.biciciclismo.com



"FÉMINAS
martes, 02 de marzo de 2010

La portuguesa Esther Perera, último refuerzo del Lointek-SD Ugeraga
El equipo Lointek-SD Ugeraga, Elite Uci femenino, cierra su plantilla con el fichaje de la corredora portuguesa Esther Perera Do Santos, nacida en 1981. Corredora que en su palmarés tiene entre otros triunfos los logrados en los campeonatos de su país tanto en ruta como en crono, y en nuestro territorio la carrera de Zamora de la copa de España.

Disputando también los mundiales de ambas especialidades en 2009, con este fichaje se potencia el equipo para la temporada 2010 tanto en territorio español como en el extranjero ya que el día 21 de marzo debutan en Francia (Cholet ) para desplazarse a Italia (Copa del Mundo) el fin de semana del 27 de marzo.

Esther se mostró satisfecha este fin de semana en la localidad vizcaína de Sopelana (donde recogió el material) por el calendario a disputar, así como por el nivel del equipo.

Fuente: SD Ugeraga"

http://www.biciciclismo.com/cas/site/noticias-ficha.asp?id=23416

segunda-feira, 1 de março de 2010

Primeiro rescaldo do fim de semana em Bilbau.



Enquanto a Ester não encontra uns minutinhos para vos contar como foi o fim de semana com a equipa em Bilbau, aqui vos deixo mais algumas novidades:

A Ester terá a sua primeira corrida ao serviço da Lointek ainda no final do mês de Março, numa pequena corrida em Bilbau.
Em Abril será, então, o grande arranque com 3 provas, provas estas que ainda não sabemos ao certo quais serão.

De uma forma geral, o presidente da Sociedad de Ciclismo de la S.D.Ugeraga, Emilio Ramos, garantiu já à Ester que a equipa irá estar presente com as melhores atletas em competições como Copas de Espanha, Tour de França, Giro da Toscana, Giro d´Italia, etc, sendo que a presença da Ester nas competições mais importantes irá depender, como é natural, da sua forma física e prestações nas corridas que fará até lá.

Uma curiosidade é a possibilidade de a Ester vir a participar em algumas competições de ciclismo de pista, visto ser uma modalidade com bastante tradição nesta zona de Espanha.

O primeiro contacto com o presidente do clube e com a directora da equipa, Loli Sansano, foi bastante positivo.
O treino realizado no domingo com os juniores e com uma colega de equipa foi também bastante agradável.
Agora aguardamos com grandes expectativas pelo aproximar das primeiras competições.

Luís Bompastor.