segunda-feira, 31 de maio de 2010

Ester Alves no Iurreta-Emakumeen Bira -edição 2010-

Confirmada a presença de Ester Alves na edição de 2010 do Emakumeen Bira.

Segue-se a transcrição da notícia publicada em www.biciciclismo.com:


"La 23ª edición de la Iurreta-Emakumeen Bira ha presentado un menú atractivo de cuatro etapas, entre el 10 y el 16 de junio, y con la mejor participación posible. Los mejores equipos y corredoras del mundo estarán en la línea de salida. Campeonas del mundo y olímpicas, ganadoras del Giro, de pruebas de Copa del Mundo así como de la propia Bira no faltarán en Iurreta.

Serán un total de 23 escuadras de todas las partes del mundo que degustarán un recorrido muy exigente, sobre todo en la segunda etapa de Lekeitio y el último día en Orduña, así como la cronoescalada a Elgeta.

Etapas

1. Etapa: Jueves 10 Junio / 16:30 horas: Iurreta-Iurreta, 88,4 kms.
Km. 57,2 Alto de Miota (3ª)

2. Etapa: Viernes 11 Junio / 15:30 horas: Lekeitio-Lekeitio, 112,4 kms.
Km. 7,6 Milloi (3ª)
Km. 48,4 Lekoitz (2ª)
Km. 59,9 Milloi (3ª)
Km. 70,6 Mendexa (3ª)
Km. 93,6 Lekoitz (2ª)
Km 105,1 Milloi (3ª)

3. Etapa - 1er. Sector: Sábado 12 Junio/ 10:00 horas: Elorrio-Elgeta (2ª), 5,9 kms. Contrarreloj individual

3. Etapa - 2º. Sector: Sábado 12 de Junio / 16:30 horas: Iurreta-Zuia, 78,5 kms.
Km. 33,7 Zumeltza (2ª)

4. Etapa: Domingo 13 de Junio / 10:00 horas: Orduña-Orduña, 126 kms.
Km. 55 Mendaika (2ª)
Km. 90 Angulo (2ª)
Km. 115 Orduña (2ª)

Equipos

Los equipos han respondido y será una vuelta muy internacional, con equipos de Holanda, Alemania, Bélgica, Italia, Gran Bretaña, Rusia, Hong Kong, Australia, Suecia y España.

En la línea de salida estarán ocho de los diez mejores equipos del mundo, Cervélo, Netherland Bloeit, Columbia, Lotto, Redsun, Gauss, Valdarno y Fenixs, además de Topsport Vlaanderen, Giant, Michela Fanini, Fassa Bortolo, Safi Pasta y Alriksson Go.

Asimismo, estarán cinco de las mejores selecciones del mundo: Australia, Gran Bretaña, Holanda, Italia y Alemania.

Los equipos vascos Bizkaia-Durango, Lointek, Debabarrena y Tolosa completan la participación.

Algunas de las corredores anunciadas son: Judith Arndt, Nicole Cooke, Emma Johansson, Claudia Haüsler, Louise Keller, Tatiana Guderzo, Hanka Kupfernagel, Suzanne De Goede, Loes Gunnewijk, Noemi Cantele, Tiffany Cromwell, Anna Sanchís, Rochelle Gilmore, Ana Galves, Erika Vilunaite, Mirjam Melchers, Edita Pucinskaite, Giorgia Bronzini, Elena Berlato, Monia Baccaille..."

segunda-feira, 24 de maio de 2010

La Maquina!

Este foi, sem dúvida, um dos fins de semana mais bem sucedido dos últimos tempos.

Tendo, na corrida de sábado, dado a vitória à sua colega Mireia Epelde, que se sagrou campeã de Euskadi, a Ester volta a ser uma peça fundamental na vitória da sua colega, na corrida de domingo em Navarra.
Com o sentimento de missão cumprida no dia anterior, a Ester partiu para a segunda prova do fim de semana sem qualquer tipo de receios, enfrentando desde cedo o vento de peito aberto.
Anuladas todas as fugas por si e pelas suas companheiras, foi a duas voltas do fim que a Ester arrancou levando na sua roda apenas uma atleta da Biskaia-Durango. Contudo, a dificuldade técnica das descidas fez com que o pelotão absorvesse a fuga na última volta, ficando a vitória para ser discutida ao sprint, com nova vitória de Mireia Epelde.

Ainda as atletas não tinham recuperado do esforço despendido durante a primeira corrida e já os comissários estavam a chamar as atletas para a crono escalada de 3 Km que se iria realizar.
A subida era bastante exigente obrigando as atletas a subir com os andamentos mais leves que tinham disponíveis.
Do resultado sabemos apenas que Mireia Epelde conseguiu alcançar o 2º lugar, porém, a classificação das restantes ciclistas da equipa, cuja função principal foi trabalharem para a sua líder, Mireia, é ainda desconhecida.

Depois de um fim de semana bem conseguido, fica a expectativa de receber a convocatória para integrar a equipa de 6 ciclistas que irão correr o Emakumeen Bira, daqui a sensivelmente 3 semanas.

(Luís Bompastor)

sábado, 22 de maio de 2010

2º lugar no Campeonato de Euskadi

Dificilmente poderia ter corrido melhor a prova de hoje, corrida em Sopelana e organizada pela Sociedad de Ciclismo de la S.D.Ugeraga (Lointek).
Numa prova marcada pela dureza do percurso e pelo calor que se fez sentir a Lointek voltou a dominar a corrida, conseguindo, na linha da meta, o 1º, 2º, 3º, 5º, 6º 7º, 9º e 10º lugar.

A corrida saiu ao máximo logo de inicio, função levada a cabo pela Silvia Tirado (Lointek) e pela Judith (Lointek).
O efeito dessa aceleração foi, então, notório, fraccionando bastante o pelotão.
Contudo, a decisão da corrida deu-se no momento em que do pelotão saiu Leticia Gil, que aproveitando a acentuada subida, ganhou de imediato uma vantagem considerável para o pelotão.
De seguida, seguindo a táctica delineada, saiu a Ester do pelotão, juntando-se de imediato a sua colega que seguia com alguns metros de avanço.
A colaboração entre elas fez com que a fuga se mantivesse durante largos quilómetros com 40"/1´ de vantagem para o pelotão.
Só quando lhes foi comunicado que a cerca de 20" seguia uma outra colega de equipa, Mireia Epelde (Lointek) que tentava fazer a junção ao grupo fugitivo, é que a Ester e a Leticia abrandaram, para que pudessem seguir as três.
Após a junção o ritmo tornou-se mais vigoroso e Leticia não se conseguiu manter no grupo, ela que está ainda em fase de recuperação depois de ter estado doente.
Seguiram então as duas ciclistas até à meta, Ester (Lointek) e Mireia (Lointek), optando na linha da meta por deixar Mireia cortar em primeiro, ela que necessitava dos respectivos pontos para assegurar a liderança do Campeonato de Euskadi.

Depois de tão boa prestação por parte de toda a equipa e de uma sensação de pleno estado de forma a satisfação é imensa.
Além disso, podendo as forças já não ser as mesmas, a motivação é ainda maior para enfrentar a prova em linha e a crono escalada em que a Lointek irá participar amanha.

Notícias:
http://www.biciciclismo.com/cas/site/noticias-ficha.asp?id=26607

(Luís Bompastor)

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Torneo Euskaldun

No próximo fim de semana, dia 22 e 23, a Ester entrará novamente em acção no País Basco.

As ciclistas terão pela frente duas corridas do Torneo Euskaldun, uma sábado e outra domingo, corridas estas que deverão ser decisivas para a selecção das 6 atletas da Lointek que irão correr o Emakumeen Bira, uma prova de 4 etapas a decorrer entre os próximos dias 10 e 13 de Junho.
Desconhecemos ainda o formato que as provas irão tomar ou o percurso, porém, quanto mais duro melhor :)

domingo, 16 de maio de 2010

Domínio completo da Lointek no XV GP San Isidro

Correu-se ontem em Madrid o XV GP San Isidro, pontuável para a Copa de Espanha, corrida esta em que a Lointek coloca duas atletas no pódio em 1º (Fanny Riberot) e em 3º lugar (Maria Belén).

Num traçado que rodeava a "Casa de Campo", uma espécie de "Central Park" de Madrid, as ciclistas tiveram pela frente um circuito praticamente sem terreno plano, em que a subida mais exigente era a que coincidia com a chegada à meta, junto ao teleférico desse mesmo parque.
Na tentativa da defesa da liderança nessa competição a Lointek apresentou-se novamente com uma atitude bastante agressiva respondendo a todas as tentativas de fugas por parte das adversárias tentando, também, colocar atletas suas na frente da corrida. Para tal foi essencial o trabalho da Mireia, da Judith, da Sílvia, da Belén e da Ester, que deram todo o que tinham e o que não tinham para que a sua colega, Lucía Gonzalez, pudesse terminar a corrida como líder da classificação geral.











Foi então que na penúltima volta um ataque por parte da ciclista Fanny Riberot (Lointek) ditava o destino da corrida.
Com, apenas, a ciclista Sara Ortiz (Bizkaia-Durango) a conseguir seguir na sua roda, as ciclistas chegaram à meta com escassos 8" de vantagem, num sprint ganho pela colega da Ester, Fanny Riberot:



As restantes atletas chegaram num segundo grupo, sendo de fazer referência para o bom lançamento que a Ester proporcionou à sua colega Maria Belén, conseguindo esta o 3º lugar ao sprint e a Ester o 8º lugar na geral:




Embora a Lointek tenham falhado o principal objectivo da corrida perdendo a camisola de líder da Copa de Espanha para a ciclista Rosa Bravo, a equipa mostrou mais uma vez todo o potencial do colectivo através de um marcado domínio durante toda a corrida.
Já para a Ester, esta corrida assumiu particular importância no sentido que foi um ponto chave de aprendizagem e de reconhecimento àquelas que, como ela, deram o seu máximo durante toda a corrida para um único objectivo que não a vitória individual.
Foi o aperceber-se de uma atitude altamente altruista que irá, certamente, marca-la para corridas futuras.

Sites:
- http://www.biciciclismo.com/cas/site/noticias-ficha.asp?id=26359

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Copa de Espanha em Madrid -15 de Maio-



Com uma confirmação feita à última da hora, a Ester está novamente de viagem para Madrid onde correrá amanha, sábado, a Copa de Espanha, pelas 16h (hora espanhola)
As ciclistas terão pela frente 10 voltas a um circuito de 8 km, num total de 80 km que se esperam exigentes.
Dada a decisão tardia e o facto da Ester trabalhar até às 22h de hoje, a viagem para Madrid será feita de carro com partida às 7h da manha (hora portuguesa) e chegada prevista às 14h30 (hora espanhola).

Têm sido semanas e fins de semanas de grande desgaste físico e mental para a Ester, que não tem chegado às corridas nas melhores condições, mas o facto de a equipa fazer questão que vá às corridas é sinal do valor e da confiança que já depositam na Ester, ela que integra a Lointek há pouquíssimo tempo.

Mais uma vez a Ester terá como principal missão o auxílio à sua colega de equipa, Lucía Gonzalez, ela que é ainda líder da classificação geral da Copa de Espanha.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Rescaldo do Trofeo Rafel Fabra



Um forte conjunto e uma táctica bem montada dão a vitória e o controlo absoluto do Trofeo Rafel Fabra à Selecção Americana.

A Lointek partiu para mais uma Copa de Espanha com o mesmo objectivo das anteriores corridas: Proteger a actual líder da classificação geral, Lucía Gonzalez.
Desta forma, eram as suas colegas de equipa que tinha indicações para não deixarem a corrida abrandar e atacarem todas, uma de cada vez, para tentar fugir e anular potenciais fugas.
Com 35 km de corrida cumpridos, foi a vez de as juniores se juntarem ao pelotão para correr os 80 km previstos para o seu escalão.
Foi nessa altura, aproveitando a "frescura" das atletas juniores, que Evelyn Stevens, vencedora do contra-relógio do dia anterior, aproveitou para seguir na roda de duas das suas companheiras juniores, fugindo assim ao pelotão, sem que a Ester ou a maior parte das ciclistas se apercebesse que seguia na fuga uma atleta Elite.
O bom trabalho entre as três ciclista foi extremamente eficaz, chegando a fuga a ter 6´de avanço sobre o pelotão.

O pelotão seguiu mais ou menos compacto até que nos últimos 20/15 km formou-se outro grupo perseguidor de 3 ciclistas, representado pelas melhores equipas em competição (Lointek, Bizkaya, USA)
Foi então que o pelotão abrandou e se definiram os grupos que chegariam à meta: Um grupo fugitivo com cerca de 2´40" de vantagem para o grupo perseguidor e cerca de 4´19" para o grupo onde seguia a Ester.
A Ester ficou, então, em 8º lugar das Elites e 15º lugar na classificação geral.

Com um bloco constituído por algumas das melhores atletas profissionais a nível mundial, a selecção americana não deixou escapar os lugares cimeiros da competição. Eram elas:

-Evelyn Stevens (Team High Road - http://www.highroadsports.com/team/66-Evelyn-Stevens -)
-Coryn Ribera (http://www.corynrivera.com/)
-Kaitie Antonneau (http://kantonneau.blogspot.com/)
-Ally Stacher (http://www.webcorcycling.com/2010/bios/stacher.html)
-Kendall Ryan
-Jessica Prinner

A Ester aproveitará as próximas duas semanas para ficar em casa a descansar e a preparar as próximas competições a decorrer nos dias 22 e 23 de Maio em Sopelana, País Basco.

Sites:

Classificações: http://www.ciclisme.cat/clasificaciones/clasificacion_General_Feminas_Torroella.pdf
Fotos: http://www.sportimagen.com/galerias.php?galeria=259

sábado, 8 de maio de 2010

Trofeo Rafel Fabra -7º lugar no primeiro contra-relógio da época-

Decorreu hoje, pelas 3h da tarde, o contra-relógio do Trofeo Rafel Fabra, em Girona.
Numa prova marcada pela forte presença da selecção nacional americana e pelo vento forte que se fez sentir, a Ester foi sétima classificada, ficando a cerca de 20" da campeã nacional de Espanha.

Mais uma vez, fruto do ciclismo não-profissional que se vive em Portugal (neste caso, a Ester), a Ester não partiu para este fim de semana nas melhores condições.
A viagem para Barcelona, teve de ficar para hoje, sábado, ás 8h da manha, já que a Ester só sairia do trabalho ás 22h de 6ª-feira.
Tendo acordado ás 5h45 e chegado ao aeroporto por volta das 6h50, não foi se não ás 10h30 que o avião levantou vôo com 2h de atraso, causadas pela tão polémica nuvem de cinzas.
Chegada a Barcelona, a Ester teve ainda pela frente 140 km de viagem até Girona, onde chegou pouco tempo antes do contra-relógio sem ter tido sequer oportunidade de se alimentar convenientemente.
Chegada a Girona, foi o tempo de afinar a bicicleta de contra-relógio para as suas medidas, já que a Ester ainda não tinha experimentado sequer a bicicleta, aquecer e partir.
A Ester foi a primeira Elite a sair, altura em que o vento se fazia sentir com maior intensidade tendo, depois, reduzindo progressivamente até à última corredora em prova.
A primeira classificada foi Evelyn Stevens (15ª classificada no Campeonato do Mundo, em Mendrisio, e ciclista da Team Columbia) que dominou a prova por larga vantagem, em 2º lugar ficou uma colega da Ester e campeã nacional espanhola de contra-relógio (Debora Gonzalez) e em sétimo, depois de 3 americanas e outra ciclista da Lointek ficou a Ester, a 1´06" da primeira classificada.

A Ester não chegou a esta prova nas melhores condições, ainda assim, não deixou de sentir um prazer enorme em montar uma "cabra" e dar tudo o que tinha, metro após metro, até ao final.

Amanha, correrá pelas 10h (hora espanhola) o Trofeo Rafel Fabra, pontuável para a Copa de Espanha.

Sites:

Fotos: http://www.facebook.com/photo.php?pid=31297027&id=1336542256
Cassificações: http://www.ciclisme.cat/clasificaciones/CAMPIONAT_DE_CATALUNYA_CRI_DE_FEMINESl.pdf

(Em actualização)

terça-feira, 4 de maio de 2010

2ª Jornada Dupla -8 e 9 de Maio-


Nos próximos dias 8 e 9 de Maio a Ester terá duas provas a disputar em Girona, Espanha.

No sábado a Ester enfrentará algumas das melhores ciclistas de Espanha num contra-relógio individual, modalidade esta em que a Ester se sente particularmente bem e motivada para o esforço individual.
A prova terá apenas 9 km (o que de certa forma não beneficia a Ester!) e terá início pelas 16h da tarde (hora Espanhola).

Já no domingo terá pela frente o Trofeo Rafel Fabra com 115 km de extensão, também em Girona, nesta que será, para a Ester, a primeira Copa de Espanha da época.

(Luís Bompastor)

domingo, 2 de maio de 2010

Vitória na 1ª Prova da Taça de Portugal





Ester Alves volta às vitórias com o primeiro lugar em Rio de Mouro, primeira prova pontuável para a Taça de Portugal.

Depois do último fim de semana de competições em solo lusitano, onde tudo correr da pior forma possível, a vitória em Rio de Mouro não podia ter vindo em melhor altura.
Á partida era de esperar que esta competição corresse bem, devido ao percurso acidentado de Rio de Mouro, contudo, a incerteza pairava no ar.

Com alguns minutos de corrida, saía do pelotão uma atleta da Ouribike sem que a Ester se conseguisse sequer aperceber.
Contudo, o pelotão permaneceu compacto até que um ataque da Ester fraccionasse definitivamente o grupo.
Formava-se assim um grupo perseguidor (Ester (ASC-Vila do Conde), Anais(Milharado) e Celina (Ouribike)) que rapidamente ultrapassou a ciclista da Ouribike, que chegou a ter praticamente 2 minutos de vantagem, definindo assim a cabeça da corrida.
Fruto do ritmo vivo que se fazia sentir no grupo das fugitivas a ciclista da Ouribike (Celina Carpinteiro) acabou por ficar para trás, deixando o duo da Ester e da Anais para discutirem a corrida entre si.
É de salientar o bom entendimento entre a Ester e a Anais que deixaram a discussão da corrida para a última volta, tendo a Ester saído vencedora.
De parabéns está também outra ciclista do ASC-Vila do Conde, Ana Rocha, que terminou a corrida na 8º posição, nesta que foi a sua 4 prova de ciclismo de estrada.

É de referir o comunicado (oficioso) de que a Federação irá convocar algumas atletas para um estágio a ser realizado em Sangalhos, no velódromo nacional, com vista à preparação de uma equipa feminina que irá participar no Trophée d´Or em França, no final do mês de Agosto.

Fotos:





(Luís Bompastor)