segunda-feira, 28 de junho de 2010

Rescaldo de (mais um) fim de semana atribulado.

A Ester foi segunda classificada este domingo nos Campeonatos Nacionais de Estrada (prova em linha) perdendo por 5 segundos para a afamada Vanessa Fernandes.

Após ter sido impedida de defender o titulo de campeã nacional de contra-relógio na 6ª-feira pelo chefe do colégio de comissários, Sr. Miguel Loureiro, devido ao facto de não ter em sua posse a licença desportiva (tinha apenas uma fotocópia da licença e uma declaração da sua equipa, Lointek, a atestar ter a licença em sua posse e dizendo que a Ester não estava de alguma forma sob nenhum tipo de sanção) a Ester viu-se obrigada a fazer uma viagem de carro de 1815 Km ida e volta até Hellín, Espanha, ainda na 6ª-feira para voltar no sábado, por forma a reaver a sua licença a tempo de correr a prova em linha no domingo.
Essa viagem veio-se a demonstrar fatal numa corrida com um ritmo considerável e com a presença de um dos maiores talentos desportivos dos últimos anos, Vanessa Fernandes.
A corrida careceu de táctica ou espectáculo já que desde cedo se destacaram as 4 ciclistas que iriam chegar isoladas à meta (Vanessa Fernandes, Ester Alves, Anais Moniz e Celina Carpinteiro) sem que no intermédio houvesse qualquer ataque de relevo por parte das atletas da frente.
Na última subida a Vanessa fez uso da frescura e facilidade que vinha a demonstrar durante toda a prova deixando a Ester sem capacidade de resposta nos últimos metros.

Mais uma vez foi também notória a diferença entre o desporto amador que é, até ao momento, praticado pelas ciclistas portuguesas, e o desporto profissional representado pela Vanessa Fernandes, o que como é natural, lhe permite apresentar-se numa forma conpletamente diferente.

Deste fim de semana fica o enorme desconsolo de não defender o título de campeã nacional de contra-relógio, um dos maiores objectivos da época para a Ester, e a noção de que o ciclismo português (feminino) tem ainda um longo caminho a percorrer rumo ao profissionalismo e à excelência.

sábado, 26 de junho de 2010

Ester Alves impedida de correr o Campeonato Nacional de contra-relógio.

Numa altura em que tanto se fala de convénios hibéricos e todo o tipo de cooperação entre a Real Federacion Española de Ciclismo e a Federação Portuguesa de Ciclismo, a Ester foi impedida de correr o contra-relógio do Campeonato Nacional.
Na base do problema estava o facto de não ter em sua posse a licença desportiva, um simples cartão que atesta que a atleta está de facto inscrita na federação e que não está de alguma forma sancionada, situação que puderia facilmente ter sido esclarecida via telefone com alguma boa vontade por parte do chefe do colégio dos comissários, o Sr. Miguel Loureiro. Isso aconteceu porque na última etapa do Emakumeen Bira a directora desportiva da Ester e as restantes atletas foram mais cedo embora, tendo deixado a Ester com a pessoa responsavel por a levar ao aeroporto, ficando assim esquecida a licença que, como é natural e os comissários gostam de repetir vezes sem conta, é pessoal e intransmissível.
Contudo, a BUROCRACIA continua a ser palavra de ordem no nosso pequenino e atrasado Portugal.

Ao Sr. Miguel (cuja consciência estará, certamente, extremamente tranquila): Duvido seriamente que alguma vez se tenha sentado em cima de uma bicicleta para algo mais do que ir até à praia. A sua intransigência absoluta é reflexo de alguém completamente alheado do que é o desporto amador em Portugal. Prefiro não acreditar que essa sua atitude teria como objectivo o favorecer de algum outro interesse ou atleta porque isso, então, seria o mais baixo e o mais reles que alguém na sua posição poderia chegar. A verdade é que tal demonstração de tão má vontade e mediocridade, reprovada por todos os demais comissários e organizadores com quem tive o prazer de conversar durante o fim de semana, é uma pequena amostra de tudo o que está mal e precisa de ser "amputado" nos vários serviços administrativos ao longo do país.
Espero que nunca tenha a necessidade e o azar de se cruzar com alguém como o próprio Sr. Miguel Loureiro.

Tendo, desta forma, ficado afastada de um dos seus maiores objectivos da época, e num ano em que todos os escalões melhoraram os tempos feitos no ano passado, fica o (extremamente pequeno) consolo de ter ficado intacto o record do circuito (no escalão feminino) estabelecido pela Ester no ano anterior de 23:29.6, com uma média horária de 42,157 Km/h.

Neste momento encontramo-nos a caminho de Hellín, Espanha, para reaver a licença da Ester.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Orbea



A Ester voltará a utilizar no contra-relógio de hoje, às 17h30, a mesma bicicleta de contra-relógio que utilizou nos dois últimos Campeonatos Nacionais.
Da nossa parte aqui deixamos o nosso agradecimento ao amigo Aires Pereira por ter confiado a bicicleta à Ester e ainda ao ASC-Vila do Conde não só pela roda lenticular mas também pelo apoio na prova.

Resultados para breve.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Contagem decrescente para os Campeonatos Nacionais.


É já no final desta semana que se realizam os Campeonatos Nacionais de Ciclismo, em Sta. Maria da Feira.
A Ester será a última a partir no contra-relógio e correrá os 16,5 Km por volta das 17h40 de 6ª-feira, às portas do conhecido Visionarium.

Domingo será o dia da prova em linha no conhecido circuito do castelo, tendo como ex libris a subida para o castelo em empedrado.
A prova será constituída por 6 voltas ao circuito de 10,5 Km num carrossel de constante altos e baixos, esquerda e direita, que será um verdadeiro "parte pernas" para as ciclistas.



Tanto o contra-relógio como a prova em linha serão provas bastante abertas com a provável e agradável presença de atletas lusas que até ao momento não marcaram presença em competições nacionais. Além disso, o crescimento de novos talentos como a jovem ciclista, Anais Moniz, trará certamente maior competitividade e espectacularidade a ambas as provas.

A Ester tentará, como é natural, defender ambos os títulos conquistados no ano transacto, porém, o facto de se apresentar em competição sem uma equipa que a possa ajudar e, por outro lado, enfrentar equipas bem constituídas, trará, certamente, maior dificuldade à corrida e, como anteriormente referido, maior espectacularidade.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

3ª Prova da Taça de Portugal


É já amanha, dia 19 de Junho, que se irá realizar a 3ª prova da Taça de Portugal de Femininas, em Setúbal.
Pela frente as ciclistas terão 63 Km num pelotão que se espera, à partida, algo reduzido.
A Ester venceu a primeira prova da Taça de Portugal, em Rio de Mouro, vestindo a camisola de líder, porém, viu-se obrigada a faltar à segunda prova da competição por forma a estar presente no Emakumeen Bira, perdendo a liderança para a ciclista do Milharado, Anais Monis.

A Ester está a passar por um período mais complicado de cansaço devido, não só, à dureza do Emakumeen Bira, mas também ao acumular de horas de trabalho.
Estas últimas duas semanas, que marcam a primeira parte da época, serão aproveitadas para descansar o máximo possível para que se possa apresentar nas competições na sua melhor forma física.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Ester Alves integra a Selecção Nacional Liberty Seguros

Ester Alves em entrevista na Ciclismo a Fondo

Fotos e Classificações do Emakumeen Bira 2010


Os links para as classificações e algumas fotos do Emakumeen Bira estão já disponíveis aqui no blog.

domingo, 13 de junho de 2010

Emakumeen Bira chega, finalmente, ao fim.

O Emakumeen Bira chega finalmente ao fim após 5 duras etapas em que a chuva foi uma desagradável constante e acabou por ter uma marcada influência na classificação geral.
Com 137 ciclistas na primeira etapa foram apenas 83 as ciclistas que conseguiram terminar os 4 dias de competição.
A etapa de hoje foi particularmente dura, fazendo com que a anterior líder da classificação geral (Judith Arndt -HTC Columbia) chegasse em 11º, a 5´33" da primeira classificada (V. VLEUTEN, Annemiek) perdendo, desta feita, a liderança para Claudia Hausler (Cervélo Test Team).
Depois de muito azar e desânimo, a Ester conseguiu terminar a competição, nesta etapa em 69º lugar, integrada num grupo de cerca de 15 atletas que perderam 28´09" e, na geral, em 83º lugar, a 1:28.00 da primeira classificada.

O Emakumeen Bira terá, certamente, marcado bastante a Ester.
Independentemente da classificação foi, sem dúvida, um passo essencial na aprendizagem da Ester como ciclista e como atleta e ser-lhe-á muito útil em competições vindouras.

(Mais informação em www.cyclingnews.com -Iurreta-Emakumeen Bira-)

sábado, 12 de junho de 2010

Ester Alves termina a 3ª etapa do Emakumeen Bira na 58ª posição

A Ester cruzou hoje a linha de meta da etapa 3b do Emakumeen Bira integrada num grupo de 30 atletas, com 13´54" de atraso para a primeira classificada (Marianne Vos), chegando, assim, na 58º posição.
A chuva promete ser uma constante até amanha, etapa final da competição com 126 Km de extensão e 3 contagens de 2ª categoria.

Emakumeen Bira -Etapa 3a-

Ester Alves foi 55ª classificada na crono-escalada de hoje, a 2´21" da primeira classificada, Nicole Cooke que completou os 5,9 Km em 15´09".

O pelotão de 137 atletas que iniciou a corrida na 5ª-feira está já reduzido a 95 elementos a duas etapas do fim.

(Mais informações em www.cyclingnews.com)

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Ester vitima de queda no Emakumeen Bira.

E quando pensamos que nada pode correr pior, heis que os azares acontecem.

Na segunda etapa do Emakumeen Bira a chuva, o vento, o frio e a dureza da corrida voltou a marcar presença sendo mesmo fatal para um número significativo de atletas.
Infelizmente a Ester foi umas das infortunadas do dia tendo caído ao Km 20 o que a levou a acabar a corrida a 38min da primeira classificada, depois de ter feito a maior parte da etapa sozinha.
A queda não parece ter trazido problemas de maior a nível físico pelo que a Ester deverá, à partida, alinhar amanha às 9h da manha para uma crono-escalada, esta que antecede a etapa da tarde com 78,7 Km num pelotão que se apresenta já consideravelmente reduzido.

A todas as mensagens e mails de apoio o nosso Muito Obrigado!

Citações:

"It wasn't an easy win. Today's stage was very difficult, with five classified climbs and narrow, twisting roads, and most of the day it rained, too." HTC-Columbia team manager Ronny Lauke

Mais notícias em www.cyclingnews.com.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Um dia mau para Ester Alves.

Desde chuva, estradas estreitas, descidas técnicas, pavé, a primeira etapa do Emakumeen Bira teve de tudo.
Numa etapa que não seria, à partida, de grande dificuldade, a Ester acabou por perder o pelotão a cerca de 20 km para o final, numa descida bastante técnica, com a estrada molhada e que se fez a uma velocidade elevada.
Cortou, então, a meta num grupo mais atrasado, a 6´30" da primeira classificada (93º classificada), a actual líder da Copa do Mundo, Marianne Vos.
Foi, sem dúvida, algo que a Ester não estava a contar, mas a falta de experiência neste tipo de condições de corrida acabou por se mostrar fatal.

Amanha terá pela a etapa rainha da prova com 4 contagens de 3ª categoria e 2 contagens de 2ª numa extensão total de 112,4 Km, onde esperamos que todos os factores se alinhem para que a Ester possa estar ao seu melhor nível.

(Mais notícias em http://www.cyclingnews.com/races/iurreta-emakumeen-bira-2-1/stage-1/results)

Iurreta-Emakumeen-Bira (Etapas e dorsais oficiais)

www.biciciclismo.com:

"Etapas:

1. Etapa: Jueves 10 Junio / 16:30 horas: Iurreta-Iurreta, 88,4 kms.
Km. 57,2 Alto de Miota (3ª)

2. Etapa: Viernes 11 Junio / 15:30 horas: Lekeitio-Lekeitio, 112,4 kms.
Km. 7,6 Milloi (3ª)
Km. 48,4 Lekoitz (2ª)
Km. 59,9 Milloi (3ª)
Km. 70,6 Mendexa (3ª)
Km. 93,6 Lekoitz (2ª)
Km 105,1 Milloi (3ª)

3. Etapa - 1er. Sector: Sábado 12 Junio/ 10:00 horas: Elorrio-Elgeta (2ª), 5,9 kms. Contrarreloj individual
Elgeta (2ª)

3. Etapa - 2º. Sector: Sábado 12 de Junio / 16:30 horas: Iurreta-Zuia, 78,5 kms.
Km. 33,7 Zumeltza (2ª)

4. Etapa: Domingo 13 de Junio / 10:00 horas: Orduña-Orduña, 126 kms.
Km. 55 Mendaika (2ª)
Km. 90 Angulo (2ª)
Km. 115 Orduña (2ª)

Dorsales oficiales:

HTC COLUMBIA WOMEN
1 ARNDT, Judith (GER)
2 CANTELE, Noemi (ITA)
3 KELLER, Luise (GER)
4 VAN DIJK, Ellen (NED)
5 VISSER, Adrie (NED)
** Dir.:Ronny Lauke

-AUSTRALIA N.T.
11 CROMWELL, Tiffany (AUS)
12 NEYLAN, Rachel (AUS)
13 JACOBS, Lisa (AUS)
14 SPRATT, Amanda (AUS)
15 TAYLOR, Carlee (AUS)
** Dir.:Martin Barras

-REDSUN C.T.
21 JOHANSSON, Emma (SWE)
22 PIJNENBORG, Mascha (NED)
23 SILVERSIDES, Emma (GBR)
24 BRZEZNA, Paulina (POL)
25 HENRION, Ludivine (BEL)
26 DIJKMAN, Petra (NED)
** Dir.:Heidi Van de Vijver

-TOPSPORT-VLAANDEREN
31 DRUYTS, Kelly (BEL)
33 DUFOER, Sjouke (BEL)
34 BEYEN, Ine (BEL)
35 VAN LOOY, Katrien (BEL)
36 DAAMS, Jessie (BEL)
** Dir.:Cristel Herremans

-BIZKAIA-DURANGO
41 ORTIZ, Sara (ESP)
42 ALCALDE, Cristina (ESP)
43 ZORRILLA, Dorleta (ESP)
44 GARCIA, Ana Belen (ESP)
45 MARTIODA, Amaia (ESP)
46 TUDEL, Ariadna (AND)
** Dir.:Jon Andoni lorriaga

-LOTTO-LADIES TEAM
51 ANDREASSON, Veronia (SWE)
53 BURGER, Lynette (RSA)
54 MOOLMAN, Ashleigh (RSA)
55 TOMIC, Josephine (AUS)
56 WHITELAW, Vicki (AUS)
** Dir.:Dany Schoonbaent

-NETHERLANDS N.T.
61 BLAAK, Chantal (NED)
62 BOSMAN, Andrea (NED)
63 BRAND, Lucinda (NED)
64 VAN DEN BROEK, Irene (NED)
65 VAN DER BREGGEN, Anna (NED)
66 PIETERS, Amy (NED)
** Dir.:Johan Lammerto

-LOINTEK
71 GIL, Leticia (ESP)

72 ALVES, Ester (POR)

73 GONZALEZ, Lucia (ESP)
74 EXPELDE, Mireia (ESP)
75 GALVEZ, Debora (ESP)
76 MASDEU, Judith (ESP)
** Dir.:Dolores Sansano

-GREAT BRITAIN N.T.
81 COOKE, Nicole (GBR)
82 COLCLOUGH, Katie (GBR)
83 MARTIN, Lucy (GBR)
84 PROTT, Emma (GBR)
85 WILLIAMSON, Catherine (GBR)
** Dir.:Simon Cope

-CERVELO TEST TEAM
91 HAUSLER, Claudia (GER)
92 SCHWAGER, Patricia (SUI)
93 RYAN, Carla (AUS)
94 DECROIX, Lieselot (BEL)
95 BECKER, Charlotte (GER)
96 ARMITSTEAD, Elizabeth (GBR)
** Dir.:Egon Van Kessel

-NETHERLAND BLOEIT
101 VOS, Marianne (NED)
102 GUNNEWIJK, Loes (NED)
103 KANIS, Janneke (NED)
104 MARKERINK, Loes (NED)
105 FRANCKE, Agnieta (NED)
106 VAN VLEUTEN, Annemiek (NED)
** Dir.:Eric Van den Boom

-DEBABARRENA-KIROLGI
111 RAFAEL, Inma (ESP)
112 YUNTA, Ana (ESP)
113 SANTESTEBAN, Ane (ESP)
114 PEREIRO, Inmaculada (ESP)
115 LASA, Izaro (ESP)
116 OLABERRIA, Leire (ESP)
** Dir.:Juan Jose Sebastian

-GAUSS RDZ ORMU
121 BRONZINI, Giorgia (ITA)
122 SUELOTTO, Eleonora (ITA)
123 BORGATO, Giada (ITA)
124 KUCHISKAYA, Elena (RUS)
125 PUCINSKAITE, Edita (LTU)
126 BRAS, Martine (NED)
** Dir.:Luisiana Pegaro

-MICHELA FANINI RECORD ROX
131 PITEL, Edwige (FRA)
132 RUZICKOVA, Martina (CZE)
133 OVCHARENKO, Nina (UKR)
134 MARMORINI, Alice (ITA)
135 HIBBERD, Carly M (AUS)
136 GUARISCHI, Barbara (ITA)
** Dir.:Gianfranco Miele

-TOLOSA C.F.
141 AIERDI, Ainhoa (ESP)
142 ESLAVA, Joana (ESP)
144 GOMEZ, Maria J. (ESP)
145 LARRAÑAGA, Lide (ESP)
146 ALMAGRO, Erkuden (ESP)
** Dir.:Agustin Pagola

-S.N. ITALIA
151 CECCHINI, Elena (ITA)
152 GATTO, Viviana (ITA)
153 RONCHI, Giulia (ITA)
154 TAMANINI, Luisa (ITA)
155 ARMAN, Isabella (ITA)
156 ZORZI, Susana (ITA)
** Dir.:Eduardo Savoldi

-FASSA BORTOLO-GHEZZI
161 BERLATO, Elena (ITA)
162 CARRETTA, Valentina (ITA)
163 CORNEO, Sigrid (SLO)
164 FIORI, Jennifer (ITA)
165 PRESTI, Gloria (ITA)
166 VALESCCHI, Silvia (ITA)
** Dir.:Laura Pisaneschi

-SAFI-PASTA ZARA
171 ANDRUK, Alona (UKR)
172 KOZONCHUK, Oxana (RUS)
173 PATUZZO, Eleonora (ITA)
174 CILVINAITE, Inga (LTU)
175 SEREIKAITE, Vilija (LTU)
176 TREBAITE, Ausrine (LTU)
** Dir.:Diana Zilute

-TEAM VALDARNO
181 O'DONNELL, Bridie (AUS)
182 VILAJOSANA, Marta (ESP)
183 CORAZZA, Martina (ITA)
184 BELVEDERESI, Tania (ITA)
185 BACCAILLE, Monia (ITA)
186 MASSACCESI, Alessia (ITA)
** Dir.:Giancarlo Montedori

-GERMAN N.T.
191 ZUCKERMANDEL, Denise (GER)
192 MERTEN, Franziska (GER)
193 SCHNITZMEIER, Anna B. (GER)
194 DITTMANN, Laura (GER)
195 BRENNAUER, Lisa (GER)
196 KUPFERNAGEL, Hanka (GER)
** Dir.:Thomas Liese

-GIANT PRO CYCLING
201 GAO, Min (CHN)
202 LIU, Xin (CHN)
203 LUO, Xiao Ling (CHN)
204 ZHAO, Na (CHN)
205 SHI, Lina (CHN)
206 FAN LI, Shen (CHN)
** Dir.:Wu Weipei"

quarta-feira, 9 de junho de 2010

De partida para o Emakumeen Bira

Ester Alves acaba de embarcar no aeroporto Francisco Sá Carneiro rumo a Bilbau com vista à participação no Emakumeen Bira-2010.

A prova terá 5 etapas entre os dias 10 e 13 (5ª-feira e domingo) sendo que num dos dias, a juntar à prova em linha, as ciclistas terão pela frente um contra-relógio de 5,9 Km.

A Ester irá correr entre as melhores ciclistas do mundo (Mariane Vos, Emma Johanson, Nicole Cooke, Tatiana Guderzo, etc) pelo que aguardamos , certamente, por uma excelente participação da Ester ela que é a única representante portuguesa em prova.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Pelotão de luxo no Emakumeen Bira

www.biciciclismo.com:

"Marianne Vos correrá la Emakumeen Bira
La número uno mundial Marianne Vos ha confirmado la organización su presencia en la Iurreta-Emakumeen Bira (10-13 junio) por lo que la ciclista holandesa estará en la línea de salida el próximo jueves día 10.

Con la presencia de Vos, que ya venció en 2008, la Bira se asegura la mejor participación posible con los mejores equipos y corredoras del mundo y se prevé una edición intensa.

Judith Arndt, Nicole Cooke, Emma Johansson, Claudia Haüsler, Louise Keller, Tatiana Guderzo, Hanka Kupfernagel, Suzanne De Goede, Loes Gunnewijk, Noemi Cantele, Tiffany Cromwell, Anna Sanchís, Rochelle Gilmore, Ana Galves, Erika Vilunaite, Mirjam Melchers, Edita Pucinskaite, Giorgia Bronzini,Elena Berlato, Monia Baccaille... son algunas de las ciclistas que estarán en la salida.

La participación será de 23 equipos. Estarán ocho de los diez mejores del mundo, Cervélo, Netherland Bloeit, Columbia, Lotto, Redsun, Gauss, Valdarno y Fenixs, además de Topsport Vlaanderen, Giant, Michela Fanini, Fassa Bortolo, Safi Pasta y Alriksson Go.

Asimismo, estarán cinco de las mejores selecciones del mundo: Australia, Gran Bretaña, Holanda, Italia y Alemania.

Los equipos vascos Bizkaia-Durango, Lointek, Debabarrena y Tolosa completan la participación"